quinta-feira, 15 de maio de 2008

Memórias em Silêncio

Era do antigo morador da casa da colina, um jornalista renomado na cidade. Ele também escrevia contos, os quais eu ajudei a contar. Às vezes este senhor passava as noites comigo, e de todo o trabalho que eu produzia jogava a metade fora. Mas não me importava, pois sabia que estava sendo instrumento para levar o saber,a cultura a alguém. O tempo passou e este senhor foi ficando velho, já não conseguia me utilizar com a mesma habilidade de antes. Por um tempo achei que este tivesse sido o motivo de ele ter me largado no sótão por longos meses... Porém, num belo dia, ou melhor, num péssimo dia, descobri a verdade: fora substituída por uma máquina mais jovem! A danada tinha placas de memória, teclas sem barulho e um rato pendurado por um fio, através do qual ouvi dizer que se podia “viajar o mundo em um click”. Fiquei arrasada, me senti inútil, abandonada às poeiras... 
 Apesar da novidade e da solidão daquele sótão, não me deixei abater. Sabia e sei do meu valor. Sem a minha invenção, a tal “moderninha” não teria sido possível. Além do que, se ela tem mais memória, eu tenho mais experiência, e ainda por cima não pifo tão fácil! Depois de décadas no escuro, finalmente a tampa da caixa em que eu estava se abriu. Um homem com ar importante me retirou de lá de dentro, me analisou com muita atenção e depois disse que eu estava em ótimo estado. Minhas teclas saltitaram de emoção, “até que enfim vou voltar à ativa”, pensei. Fui colocada no porta-malas de seu carro e enquanto era transportada fiquei a me perguntar que tipo de escritor seria o homem. Cheguei até a me imaginar ajudando a construir lindas cartas de amor, ou relatos de crimes, até que o automóvel parou. Retiraram-me novamente da caixa só dentro do lugar, e foi aí que eu descobri que o homem não era escritor, era dono de um museu! E é lá que eu vivo agora, pois hoje existem poucas de mim pelo mundo. Pelo menos agora terei companhia.

por Bárbara Rodrigues, 23-01-2008

2 comentários:

Raskólhnikov disse...

bom.

boas linhas para vc.

que seus olhos sejam atendidos!

Anônimo disse...

ei prima!!!
que lindo seu balão!!!!!!!!!
amei!
rs
vc tá escrevendo cada dia melhor ok?!!
t amuuuuuuu
rs...
bj